domingo, 31 de julho de 2016
No blog BLOG COM V
Com a presença de grandes nomes e referências no decorrer da leitura, aparece Manuel Bandeira com o poema Ingênuo Enleio, Forrest Gump, e até uma trilha sonora colocada de forma bem interessante. As histórias e aventuras do povo ardoniense são hilárias, entre tarefas que deveriam ser simples, como manter o emprego ou namoro, até as que são mais laboriosas e complicadas, como escolher o nome dos filhos. Não existe uma situação sem um toque de humor, e até mesmo aponta os defeitos da cidade pequena, como o machismo e preconceito ao que é diferente. Porém, nunca de uma forma pesada, é uma crítica sutil e leve, como todas as passagens no livro.
Apesar de política não ser nem de longe o tema central, ela é abordada devido ao desenrolar dos acontecimentos, em que as autoridades oscilam entre o despreparo e a falta de competência. No entanto, apesar de ser uma leitura fluida e simples, existe dentro do texto questionamentos de Idônea, uma garotinha crítica, intrometida e sagaz, que nos deixam pensativos acerca de quem está se dispondo a nos representar politicamente.
“- Saúde! Educação! Segurança! Lazer! Combate à corrupção! Meu programa de governo terá cinco prioridades, dona Mirtes!
– A prioridade não devia ser uma? […] É que… se as prioridades são cinco, então nenhuma é prioridade, né? Se a gente analisar direito…”
Em relação aos personagens, que são vários para se concentrar em um de cada vez, penso que quem se destaca mais é Idônea, pela sua inteligência e coragem de dar a cara a tapa por causa das suas opiniões fortes e sua dificuldade em guardá-las para si mesma. Nicolau, o ermitão misterioso e de que pouco se sabe, e também Gil que tem uma lista de desventuras amorosas, (acho que rolou uma identificação, brincadeira!), tentou se relacionar até pela internet, e foi muito cômico acompanhar essa longa jornada atrás de um amor.
“Não dá pra transformar Amy Winehouse em Sandy do dia pra noite.”
Enfim, como toda cidade do interior, nada acontece. Ao menos, nada demais. Situações corriqueiras, nada de turistas, a não ser os que param lá por estarem perdidos. Afinal, a cidade sequer está no mapa! De qualquer forma, isso começa a mudar, a partir do momento que um assassinato acontece e turistas começam a aparecer. Mas esse não é o maior mistério, e sim, cartas misteriosas com erros de grafia que começa a assustar a população de Ardósia.
Sem dúvidas, é uma leitura válida, caso queira algo leve e divertido, e conhecer personagens de um carisma inigualável!
quarta-feira, 6 de abril de 2016
No blog BUSCANDO SONHOS
Quando comecei a ler esse livro, logo no inicio eu imaginei que a cidade Ardósia se parecia muito com Storybrooke (sabe né? Da serie Once Upon a Time), por tudo o que acontece lá. Na verdade, se você for parar pra pensar, Ardósia é quase como se fosse aquela cidade pequenina onde todo mundo conhece todo mundo e que você um dia já morou ou conheceu alguém que mora.
Quando eu vi a capa e li a sinopse do livro eu logo imaginei que se trataria de um suspense, algo que ia ser revelado aos poucos, mas quebrei a cara (de um jeito bom) quando percebi que o livro estava longe disso.
É claro que tem suspense, aliás, tem até um assassinato nele, mas logo é resolvido. O que realmente achei incrível nesse livro, não foi o assassinato, nem a escrita, nem o decorrer da historia, mas todo humor que ela contém. O livro me pegou completamente desprevenida nisso. Imaginei uma coisa e acabei lendo outra. Acho que se o livro tivesse uma capa menos “intensa” digamos assim, atrairia leitores que realmente gostam desse tipo de leitura.
Na hora eu pensei, “às vezes um leitor que gosta de suspense ia pegar esse livro pela capa e a sinopse e se decepcionaria com a historia porque não ia ser como ele imaginava”. Eu como adoro livros que se baseiam mais no humor, não me decepcionei. O único ponto ruim foi isso, a capa dizer pouco do livro, apesar de retratar uma cidade.
No livro Ardósia é sim uma cidade, uma que você não conhece e não consegue achar facilmente e por isso ela tem poucos habitantes. Não existe turistas em Ardósia e tão pouco você vai ver pessoas novas por lá, é por isso que o assassinato foi entranho, se todo mundo conhece todo mundo, se todo mundo sabe da vida de todo mundo, é de se esperar que não ocorresse esse tipo de coisa. As pessoas saberiam.
Cada capítulo é como se fosse um conto, uma historia de cada habitante dessa cidade. Personagens velhos e jovens trazem o humor no livro, você more de rir com as travessuras de um grupo de amigos, as encrencas que eles se metem e os casais na historia, os filhos, os nomes estranho, tudo é motivo de risada. Como eu disse a historia é mais cotidiana e leve, bem diferente do que imaginei.
Eu adorei cada pessoa de Ardósia e ri mais cada vez que ia descobrindo um pouco dos personagens. Nicolás soube colocar o humor muito bem. Dos livros nacionais que já li esse foi o que mais me tirou risadas. Indico muito esse livro para as pessoas que gostam de uma leitura leve e divertida, você não se perde mesmo com tantos personagens e pode ler o livro em um dia, pois os capítulos são pequenos e muito bem escritos.
(Kézia Martins - Buscando Sonhos - http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/2016/04/resenha-ardosia.html#comment-form)
sexta-feira, 11 de março de 2016
@mundoliterario
No Instagram:
mundoliterario_stephanie
Primeira leitura de março de 2016!! Opinião: Essa leitura veio na hora certa, sabe quando você está estressada, com problemas que não se resolvem e te dá uma vontade de ler algo alegre que faça vc esquecer, nem que seja por alguns minutos tudo o que está te incomodando? Então, esse livro é ideal para esses momentos, para mim ele foi a minha válvula de escape!! Recomendo a todos que queiram rir e se divertir com os cidadãos deste lugar misterioso onde é muito difícil de chegar!! Além da história ser bem divertida, adorei quando o autor em dados momentos se comunica com o leitor, o que chega a tornar você parte da história!! ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️. #ardósia #editoramultifoco #nicolásirurzun #roni #téo #gil #tânia #idônia #ilícito #evandra @nicolasirurzun
domingo, 31 de janeiro de 2016
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
Entrevista
Nicolás conversou com o blog LIVROS E CHOCOLATE QUENTE sobre "Ardósia".
Segue o link:
http://www.livrosechocolatequente.com.br/2016/01/literatura-nacional-vamos-conhecer_17.html
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Link: https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2018/01/17/os-sete-livros-que-farao-voce-tomar-gosto-pela-leitura-em-2018/
-
CAPÍTULO UM O papel, sujo e amassado de tantas dobras, traz o endereço manuscrito em letra aparentemente infantil. Teria sido uma criança?...
